ORTOPEDIA
Especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que se relaciona ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho musculoesquelético, focando-se, porém, em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores.
ESPECIALIDADE CIRURGIA DO QUADRIL
O QUADRIL é uma das partes do esqueleto humano e passa por transformações, se expandindo desde de a gravidez até a vida adulta. Esta articulação pode sofrer desgastes causados pelo uso excessivo ou incorreto.
Os problemas no quadril costumam aparecer tanto em idosos e quanto crianças. As doenças mais comuns são: a artrose de quadril (coxartrose), a síndrome do impacto femoroacetabular, a bursite do quadril, síndrome do piriforme, a epifisiólise (mais comum em crianças ) e as fraturas que geralmente acometem os mais idosos.
O médico conta tanto com exames físicos como de imagem, como o Rx, que apesar de um exame simples é dos mais importantes para a analisar esta articulação, e também a ressonância magnética, para uma maior precisão e visualização correta do interior da articulação quando há dúvidas no diagnóstico.
Por vezes, o quadril requer que o paciente passe por procedimentos cirúrgicos, entre eles a Artroplastia de Quadril que é uma cirurgia de colocação de prótese para substituir a articulação por uma articulação protética.
O acompanhamento fisioterápico muitas vezes é recomendado pelo ortopedista, para o fortalecimento da musculatura ao redor do quadril, para o tratamento de algumas doenças ou a reabilitação de forma mais rápida e contínua após as cirurgias .
DOENÇAS DO QUADRIL
A anquilose é uma rigidez completa ou parcial do quadril devido à aderência e rigidez dos ossos dessa articulação – o que pode ser o resultado de uma lesão ou doença. Essa rigidez também pode acontecer por conta de uma fibrose dos tecidos periarticulares quando se tornam não distensíveis. A doença se manifesta principalmente pela limitação ou perda dos movimentos do quadril.
A bursite no quadril, também conhecida por bursite trocantérica, consiste num processo inflamatório doloroso das bursas sinoviais, que são pequenas bolsas de tecido conjuntivo cheias de líquido sinovial situadas em torno de algumas articulações, que funcionam como uma superfície que reduz o atrito entre o osso e os tendões e os músculos.
Este problema pode ser causado por doenças, fraqueza muscular ou exercício físico intenso que pode provocar sobrecarga nestas estruturas. O tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios, realização de fisioterapia e em casos mais graves pode ser necessário recorrer a cirurgia.
A epifisiólise caracteriza-se pelo deslocamento do colo do fêmur em relação à epífise femoral, ou seja, é o escorregamento da cabeça do fêmur na bacia. Por ser pouco conhecida popularmente, a doença é facilmente confundida com dores musculares e ósseas.
A terminologia “Displasia do Desenvolvimento do Quadril – DDQ” descreve o amplo espectro de alterações que atingem o quadril em crescimento, desde a displasia até a luxação da articulação, passando pelos diferentes graus de subluxação da coxofemoral.
A pubalgia é uma doença que afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores, assim como a articulação da sínfise púbica, que fica na parte da frente da bacia.